sábado, 12 de novembro de 2016

Estudos sobre a Ordem de Avis. Séculos XII-XV. Maria Cristina Cunha. «… enteendo eu que era serviço de Deus e meu e prol da Ordin e enteendo eu que alguuns dos freires que eram da parte de “Don Airas Affonso” comendador moor tomavam receança del sobrelas comendas…»

jdact

Documento Nº 1
1311, Abril, 14 - Lisboa
«(…) O monarca Dinis I confirma a alguns comendadores da Ordem de Avis a posse das comendas que lhe haviam sido entregues antes da eleição de Garcia Peres para mestre da milícias. A) T.T., Chanc. D. Dinis, l. 3, fl. 74:

Don Denis pela graça de Deus rey de Portugal e do Algarve a quantos esta carta virem faço saber que eu esguardando gran descordia que era antre os freires da Ordin d'Avis pera fazer seu maestre e veendo que podia ser muy gram dano da Orden trabalhei me de os aviinr (?) e perque os Treze que avyam d'eleger concordarom em Don Garcia Perez comendador do Casal enteendo eu que era serviço de Deus e meu e prol da Ordin e enteendo eu que alguuns dos freires que eram da parte de Don Airas Affonso comendador moor tomavam receança del sobrelas comendas e sobrelos officios que tiinham da Ordin querendo lhys eu tolher esta receança porque a Ordin d'Avis he cousa minha e dos reys que forom ante mim e que depos mim an de viinr pera mandarmos sobrelos beens dela e sobrelas comendas o que vissemos que era serviço de Deus e nosso e prol da Ordin, eu querendo que o que ante tinham as comendas e seus offizios que nom percam nada do seu e ajam galardom por quanta concordia meterom pera fazer seu maestre como dicto he, mando e quero e tenho por bem que o dicto don Garcia Perez mantenha todolos comendadores cada huum en sa comenda como a ante tiinha e cada huum official en aquel offizio que ante tiinha e que Don Airas Affonso comendador moor aja sa comenda assi como a ante tiinha e demais a comenda de Cabeçom com sa eigreja e com todos seus direitos. E que Mateus Suarez aja a celaria como a ante tinha e de mays a Pobra de Galvea. E que frey Johanne aja a samcristia como a ante tiinha e de mays a eigreja de Sancta Maria do Castello de Portalegre onde el he priol e aja a como lha outorgou o dicto meestre Don Lourenço Affonsso e como he conteudo nas cartas que ende el tem. E que Graviel Affonso tenha sa comenda e a eigreja e todolos direitos dela. E que Gonçalo Rodriguiz aja a comenda do Alandroal. E que Ruy Garcia aja a comenda do Casal. E eu falei com o dicto don Garcia Perez e soom certo sendo el comigo falou que assi como he minha voontade guardara todas estas cousas assi como [he] contudo en esta mha carta e tenho por bem que tanto que o dicto don Garcia Perez for maestre que de aos comendadores e a todolos outros freires offiziaes de suso dictos que eram da parte do dicto comendador como de suso he dicto senhas cartas com seu seelo que lhis confirma e outorga todalas comendas e offizios que teem assi como he conteudo em esta mha carta. E se per ventuira contecesse (sic) que alguum agravamento lhys quisesse fazer o dicto don Garcia Perez depois que fosse maestre mando e tenho por bem que eles en cada huum deles lho frontem e lho possam querelar pedindo lhy que lhis non façam nenhuum agravamento e se lho fezer que lho correga e quando o dicto don Garcia Perez assi nom quisesse fazer que eles ou cada huum deles possam viir a mim a querelarxe me del e pedirem me que lho faça assi comprir como de suso he dicto e tambem da viinda que sobresto a mim veerem come da ida que se forem possam hir e viinr obedientes. En testemunho desto lhis dei esta mha carta. Dante em Lixboa XIIII dias d'Abril. El rey o mandou. Stevam da Guarda a fez.

Era MªCCCªXLªIX anos.

Documento Nº 5
1388, Dezembro, 20 - Roma
Súplica de D. Fernão Rodrigues Sequeira a Urbano VI, para que este o confirmasse no mestrado da Ordem de Avis, que ele não solicitava ao mestre de Calatrava. Contém a assinatura original de Urbano VI (Fiat ut petitur. B.). A) T.T., Ordem de Avis, nº 706.
PubI. Monumenta Henricina, voI. I, nº 113, Est. VII e COSTA, Domingos de Sousa - Monumenta Portugaliae Vaticana, voI. I, pp. C-CI.

Documento Nº 6
1389, Novembro, 9 - Roma
O papa Bonifácio IX, pela bula Dignum arbitramur, dirigida ao bispo de Évora, delega neste a confirmação de D. Fernão Rodrigues Sequeira na dignidade mestral da Ordem de Avis, após verificar se preenche as condições para o exercício de tal cargo.
A) T.T., Ordem de Avis, nº 19; perg. de 440mm x 366mm; humanística; teve selo pendente (só restam os furos).
B) T.T., Ordem de Avis, nº 49.
Bonifatius episcopus servus servorum Dei. Venerabili fratri .. episcopo Elborensis salutem et apostolicam benedictionem. Dignum arbitramur et congruum ut illis se redatt apostolica gratiosam quibus ad id propria virtutum merita laudabiliter suffragantur dudum siquidem per felicis recordationes Urbanum papae VI predecessorem nostrum accepto quod magistratus domus Ordinis Militie Calatravensis de Avisio Elborensis diocesis ex eo vacaverat et vacabat tunc quod carissimus in Christo filius noster Iohannes rex Portugalie illustris tunc eundam magistratum obtines matrimonio cum carissima in Christo filia nostra Philippa regina Portugalie illustri extra roman curiam contraxerat per verba legitime de presenti idem predecessor dilecto filio Fernando Roderici commendatori dicte domus qui etiam ut ipse asserebat per dilectos filios fratres predicte domus ad eundem magistratum sic vacatem concorditer electus fuerat videlicet XIII calendas Januarii pontificatus sui anno undecimo de ipso magistratum si ut prefertur vacabat et nom erat in eo alicui specialiter ius quesitum gratiose provideri concessit magistratum ipsam dispositionem appostolice ea vice specialiter reservando.
(…)
Seu quod idem Fernandus ut asserit commendatoriam dicte domus noscitur obtinere. Volumus autem quod ipse Fernandus quam primum dictum magistratum vigore presentium fuerit pacifice assecutas commendatoriam huiusmodi quam ut premittitur obtinet quamcunque ex tunc vacare decernimus omnino dimittere teneatur et in super prout est irritum decernimus et mane si secus super hii a quoquam auctoritate scienter vel ignoranter post et contra reservationem predictam attemptatum forsam est hactenus vel imposterum contigerit attemptari. Datum Rome apud Sanctum Petrum V idus November pontificatus nostris anno primo». In Maria Cristina A. Cunha, Estudos sobre a Ordem de Avis, séculos XII-XV, Faculdade de Letras, Biblioteca Digital, Porto, 2009.

Cortesia da FLetrasPorto/JDACT