quarta-feira, 28 de setembro de 2016

A Máscara da Tulipa Negra. Lauren Willig. «… pela calada da noite, silenciosamente descartados do departamento de História de Harvard e atirados a uma inflexível horda de crocodilos académicos esfomeados».

jdact

Londres. 2003
«Mordi o lábio num ainda não chegámos? Se, em algum momento, o silêncio é de ouro, aquele era um deles. Ondas palpáveis de aborrecimento emergiam do homem ao meu lado, suficientemente densas para se tornarem numa presença extra do carro. Fingindo inspecionar as minhas unhas, lancei outro olhar de soslaio ao meu companheiro de viagem. Tudo o que podia ver era um par de mãos tenso sobre o volante. Eram bronzeadas e calejadas, tocando os punhos castanhos do seu casaco de bombazina, com uma fina poeira de pelos loiros delineados pelo sol do fim da tarde, e a cicatriz branca de um velho golpe visível na pele escura da sua mão esquerda. Mãos grandes. Mãos capazes. Neste momento, ele estava provavelmente a imaginá-las apertadas à volta do meu pescoço. E não me refiro a um abraço amoroso.
Eu não fazia parte dos planos de fim-de-semana de Mr. Colin Selwick. Era a mosca no seu ungento, a chuva na sua parada. O facto de ser uma parada muito atractiva e de eu estar disponível no momento não mudava a situação. Ser está a perguntar-se o que é que eu fazia num carro, com destino a parte incerta, com um quase desconhecido que teria preferido atirar-me para uma vala, bem, gostaria de dizer que também eu me perguntava. Mas eu sabia exactamente aquilo que estava a fazer. Tudo se resumia a uma palavra, arquivos. Admitamos, arquivos não são normalmente algo que nos aqueça o sangue, mas são-no quando se é uma estudante do quinto ano em busca de uma dissertação, e o nosso orientador começou já a rosnar sobre conferências e propostas de trabalho e todas as coisas desagradáveis que acontecem aos estudantes descuidados que ainda não produziram uma pilha de papel por volta do seu décimo ano. Pelo que me foi dado perceber, são, pela calada da noite, silenciosamente descartados do departamento de História de Harvard e atirados a uma inflexível horda de crocodilos académicos esfomeados. Ou então acabam na escola de Direito. De qualquer modo, a questão era clara. Eu tinha de acumular algumas fontes essenciais e tinha de o fazer rapidamente, antes que os crocodilos se tornassem desapiedados. Houve um outro pequeno incentivo adicional envolvido o incentivo tinha cabelo escuro, olhos castanhos, r ocupava o lugar de professor assistente no departamento governamental. O seu nome era Grant». In Lauren Willig, A Máscara da Tulipa Negra, 2006, Livraria Civilização Editora, Porto, 2007, ISBN 989-972-262-500-5.

Cortesia de LCivilizaçãoE/JDACT