domingo, 22 de maio de 2016

Folhas Caídas. Almeida Garret. «E fui: e a noite era bela, mas não vi a minha estrela que eu sempre via no céu: cobriu-a de espesso véu alguma nuvem a ela, ou era que já vendado me levava o negro fado onde a vida me perdeu?»

jdact

[…]
Quando eu Sonhava
«Quando eu sonhava, era assim
que nos meus sonhos a via;
e era assim que me fugia,
apenas eu despertava,
essa imagem fugidia
que nunca pude alcançar.
Agora, que estou desperto,
agora a vejo fixar...
Para quê? Quando era vaga,
uma ideia, um pensamento,
um raio de estrela incerto
no imenso firmamento,
uma quimera, um vão sonho,
eu sonhava, mas vivia:
prazer não sabia o que era,
mas dor, não na conhecia ...»

Aquela Noite!
«Era a noite da loucura,
da sedução, do prazer,
que em sua mantilha escura
costuma tanta ventura,
tantas glórias esconder.
Os felizes..., e ai!, são tantos...
Eu, por tantos os contava!
Eu, que o sinal de meus prantos
do aflito rosto lavava,
os felizes presunçosos
iam nos coches ruidosos
correndo aos salões doirados
de mil fogos alumiados,
donde em torrentes saía
a clamorosa harmonia
que à festa, ao prazer tangia.

Eu sentia esse ruído
como o confuso bramar
de um mar ao longe movido
que à praia vem rebentar:
Ee disse comigo: vamos,
os lutos d’alma dispamos,
à festa hei de ir também eu!

E fui: e a noite era bela,
mas não vi a minha estrela
que eu sempre via no céu:
cobriu-a de espesso véu
alguma nuvem a ela,
ou era que já vendado
me levava o negro fado
onde a vida me perdeu?

Fui; meu rosto macerado,
a funda melancolia
que todo o meu ser revia,
qual o ataúde levado
a egípcio festim, dizia:
como vós fui eu também;
folgai, que a morte aí vem!
Dizia-o, sim, meu semblante,
que, onde eu chegava, o prazer
cessava no mesmo instante;
e o lábio, que ia a dizer
doçuras de amor, gelava;
e o riso, que ia a nascer
na face linda, expirava.
Era eu, e a morte em mim,
que só ela espanta assim!»
[…]
Poemas de Almeida Garret, in “Folhas Caídas



In Almeida Garret, Folhas Caídas, Publicações Europa América, Livros de Bolso, 2007, ISBN 978-972-102-783-1.

Cortesia de PEAmérica/JDACT