domingo, 10 de abril de 2016

Entre Duas Terras. Patico. «Amarrei o meu olhar no teu cais, amarrei nas cores do teu sorriso e pintei uma aguarela nessa tua doce tela…»

jdact

«Entre Duas Terras, não é mais do que a (des)construção de sentimentos..., de pensamentos que têm aflorado ao longo dos últimos 12 anos!... Fruto não só mas essencialmente do constante partir..., dessa ponte entre Alentejo e Algarve. O tempo passa num ápice e tanto a ausência como a distância marcam! Gosto da Terra. Hoje, aqui desta janela, sinto o seu perfume e o seu pulsar... Tudo o que resulta desta relação é indiscutivelmente testemunho forte e emocionado do conceito de ser Alentejano, de ser Monfortense... Quase sempre assim a vejo: de branco casario, erguida num monte amuralhado, onde pessoas de todas as idades ainda dizem bom dia ou boa noite e todos os vizinhos se conhecem, mesmo quando zangados. Tanta falta que me faz essa amizade e solidariedade! Apanhei a boleia da nova madrugada e vivi dias escritos de amizade, paixão, sorrisos e também de dor. Essa dor que faz parte da vida e que nos deixa muitas vezes num vazio silencioso, estonteante e deveras marcante... Existem episódios que nos entristecem tanto! Mas outras imagens, que também passam neste filme, ajudam a atenuar a dor desses momentos. São essencialmente pensamentos em que predominam, entre outros: a música dos ribeiros, o olival, o voo da perdiz, os amigos aos espargos ali para os lados da Torre de Palma, as noites da Praça e as chapadas nas águas da Romana Ponte (a princesa da minha ânsia). É verdade que estou agarrado à Terra e que vivo a recordar.
Monforte é a Terra onde nasci, é um fascínio que está sempre a chamar por mim e eu por ele. Utópico!? Imaginativo!? Sofredor, sufocante, obsessivo!? E possível. Contudo é a realidade e sou sincero também comigo. Todos os dias mergulho nas águas do meu pensamento e nelas me vejo de mãos dadas com os meus..., ou sozinho a correr pelas ruas, ou a jogar às cartas com os amigos, ou..., tanta coisa. Aqui dizem-me que pareço ter a Terra dentro dos olhos e que não vejo mais nada à minha frente; dizem-me em bom e genuíno algarvio. Fico orgulhoso, envaidecido e marafado com tais palavras, pois é sinónimo de que não me esqueci das pessoas que amo, do que aprendi, do que vi... Guardo respeitosamente todos estes momentos dentro de mim e estou sempre preparado para os (re)viver..., estou sempre a voar e a correr cá dentro! Esta Terra (Lagoa), que (não) é a minha nova Terra, recebeu-me de braços abertos e eu procuro dar-lhe idêntica resposta. Também aqui, graças aos amigos, embarquei em novas viagens que embora distintas têm idêntica realidade. Não é a mesma coisa, respondo-vos antecipadamente. Não sou totalmente feliz! Mas o que é isso de ser-se totalmente feliz!?
Sou demasiado pequeno e os olhos por vezes ardem-me. Nesses trechos de filme pego numa tela, e mesmo que em abstracto, nela expresso ou impresso as minhas emoções. Faço-me muitas vezes acompanhar pelo esvoaçar das gaivotas e pelo intenso azul, pelo verde ou castanho...,  mas sempre colorido das águas do mar. São igualmente o meu ponto de fuga: a labuta das andorinhas em redor dos beirais das casas apalaçadas, ainda de pé, curiosamente, a sinfonia do coaxar das rãs no sapal, a emoção do perfume da campina cor-de-rosa, essa maravilhosa veste de princesa, essa amendoeira em flor... Da minha janela eu não abraço as minhas raízes, é certo, mas sinto a dança da seara e a brisa renovadora ao entardecer..., e vejo cegonhas a voar vagarosamente e a alimentar os seus filhotes..., e vejo os rodapés azuis, amarelos e ocres das casas. Tudo isto é real! Só que, em vez da seara eu vejo um extenso e esverdeado arrozal, que não dança da mesma forma e aqueles rodapés que evoluem em escadinha até à torre mirante conventual, embora igualmente casados com a brancura da cal, não refrescam tanto o meu interior! Entre Duas Terras, é um livro de Poesia, Desenho e Pintura. Artes que, embora diferentes, se complementam no meu interior!...» In Patico, Entre Duas Terras, Edição de Arthur Ligne, Lagoa, 2013, ISBN 978-989-980-291-9.

Cortesia de EALigne/JDACT