quinta-feira, 10 de março de 2016

O Pensamento de Teixeira de Pascoaes. Jorge Coutinho. «… contribuição para o estudo da sua personalidade e para a leitura crítica da sua obra, ao estudar o que considera a ‘estética da saudade’…»

Cortesia de wikipedia e jdact

Estudo hermenêutico e crítico
«(…) Trata-se, porém, em geral, quer em relação à obra como literária quer em relação ao pensamento que veicula, de trabalhos parcelares ou de feição introdutória e timidamente iniciática, e mais com carácter de ensaio que de estudo científico. Diferente é, contudo, o que se passa com os dois últimos autores referidos. Eles têm o particular mérito de terem realizado aturada investigação em ordem a escreverem sobre Pascoaes as suas dissertações de doutoramento. O primeiro, ao estudar o que justamente considerou como fundamental contribuição para o estudo da sua personalidade e para a leitura crítica da sua obra, prestou um valioso serviço a ser tido em conta como preliminar a todo e qualquer estudo que posteriormente se faça sobre este autor. A segunda, por sua vez, ao estudar o que considera a estética da saudade na obra do nosso escritor, conceito que, a nosso ver, permanece, todavia no seu estudo vagamente definido, tem o mérito de ter realizado, com preocupação de rigor científico, uma primeira abordagem global dessa obra enquanto obra literária. Apesar de insistentemente reclamado por diversos críticos, estava ainda por fazer um primeiro estudo global, também com preocupação de cientificidade, sobre o pensamento pascoaesiano. E era mesmo esse, na sequência lógica dos estudos globais com esse carácter, aquele que agora se impunha. A nosso ver, qualquer futuro estudo de aspectos particulares ou de sectores parcelares desse pensamento, bem como qualquer tentativa de novos aprofundamentos e esclarecimentos, e ainda a própria leitura de textos de Pascoaes, só terão a ganhar com a sua compreensão a partir de uma visão panorâmica e integradora do mesmo, que lhe sirva como quadro orgânico de referência, permitindo integrar mais fácil e rigorosamente os aspectos e os temas particulares na sua posição, dependência e função relativas no interior do pensamento global, e os aprofundamentos ou a simples leitura ou releitura de textos, numa primeira base de compreensão englobante. Na série dos estudos sobre a obra de pensamento do poeta amarantino, faltava pois uma primeira síntese ou suma interpretativa e expositiva suficientemente aprofundada e rigorosa que, além do mais, a revelasse como sendo de facto uma obra. Faltava identificar as grandes intuições determinantes, a corrente vital de fundo e as linhas de força que o atravessam, evidenciar a sua unidade e coerência fundamentais, na pluralidade das suas expressões escritas e na dinâmica da sua construção, integrar na sua unidade orgânica as partes que o constituem, enfim, abrir a compreensibilidade de múltiplos passos da sua expressão escrita aparentemente incompreensíveis. Foi a essa tarefa que nos abalançámos. Não temos certamente a pretensão de esgotar, nem de longe, a múltipla problemática nem a compreensão de uma obra tão densa, complexa e rica de significações. Estamos perfeitamente conscientes de que, sem embargo para o contributo, que julgamos positivo, para essa compreensão, o nosso estudo, mais do que trazer respostas últimas e definitivas, poderá servir sobretudo para levantar novos problemas, bem como para deixar sugestões e abrir perspectivas para renovadas pesquisas e ulteriores aprofundamentos. De resto, a própria obra em si mesma, em boa parte, mais levanta problemas e abre perspectivas do que aporta soluções, ao mesmo tempo que, na linha do trabalho hermenêutico, se oferece como riquíssimo tesouro textual, a convidar a sempre novos desvelamentos do sentido. Em boa verdade, a própria natureza deste trabalho impõe os seus limites. Com efeito, se, por um lado, o objectivo formal de uma exposição identificadora, ordenadora, integradora e sistematizadora das grandes linhas da obra de pensamento de Teixeira de Pascoaes se revela importante, e tanto mais quanto é certo que a sua geral ausência de discursividade lógica interna e a quase total ausência de ordem e sistematicidade expositivas nos textos que o veiculam dificultam grandemente a sua compreensão integrada, por outro lado, não podemos perder de vista que a extensão, a profundeza e a densidade do conjunto dos textos são de tal ordem que inviabilizam qualquer projecto de interpretação ainda que só tendencialmente exaustiva. Embora com a consciência de que as grandes obras padecem violência, como o reino dos Céus, e só os violentos as arrebatam até ao fundo, como desta escreveu João Maia, teremos assim necessidade de moderar a nossa violência hermenêutica, para nos movermos entre uma medida razoável de interpretação desveladora de sentido e uma programática preocupação de sistematização e síntese expositivas. Nesse sentido, este estudo constituir-se-á essencialmente como uma introdução e uma iniciação ao pensamento de Teixeira de Pascoaes, ainda que com dimensão mais ampla, científica e completa que as que o precederam». In Jorge Coutinho, O Pensamento de Teixeira de Pascoaes, Estudo hermenêutico e crítico, Dissertação de Doutoramento em Filosofia, Braga, UC Portuguesa, 1994.

Cortesia da UCPortuguesa/Braga/JDACT