quinta-feira, 30 de julho de 2015

Os Meninos Judeus Desterrados. Orlando Piedade. «Psiu... Não digas nada. Não precisas de sussurrar palavras lindas ao meu ouvido. Não precisas de encher-me de esperanças vãs porque ambos sabemos que de nada servirá. Conforta-me com o teu olhar paradoxalmente paterno…»

jdact

De Portugal para S. Tomé e Príncipe por ordem d’el-rei João II em 1493
«(…) Mas apreendeste as regras e ficaste à espera do dia em que tu e a tua irmã iriam fazê-lo sozinhos. Boa Javier! Sozinho, mas fizeste-o. És o orgulho de uma família que, lá de cima, olha para ti. Seria mais fácil, para tu perceberes a convulsão reinante, se a Raquel começasse por te contar a história assim: os empreiteiros cristãos constroem casas para os judeus, os artífices judeus trabalham para patrões cristãos, advogados judeus representam clientes cristãos nos tribunais seculares, correctores judeus agem como intermediários entre elementos cristãos e mouros, ou seja, existem contactos diários e contínuos que promovem tolerância religiosa e relação de amizade. Mas infelizmente tudo isso é tão remoto que ela será obrigada a dizer: bem-vindo ao mundo sombrio, à grande escalada dos conversos e aos azangos do nosso povo.
Primeiro o bum. E depois as labaredas. Num instante tudo passou a ser estranho, uma voz fatigada constituía o único elemento familiar. Vem Javier, chega mais perto. Talvez não me reconheças mas sou eu, a tua irmã Raquel. Não sinto as minhas pernas mas isso não tem qualquer importância. Abraça-me porque tenho frio. Pega-me ao colo mas não me leves daqui; não te vás embora porque tenho medo, medo de morrer sozinha. Eu aqui estou a chorar mas é o local mais seguro onde podemos estar. Não vês as minhas lágrimas porque elas se transformaram em sangue e é do meu coração que jorram. Tu és um homem e valente, nunca terás medo! Sim Javier. Aproxima-te e abraça a tua irmã Raquel. Nada de sussurros nem lamúrias. Já nada mudará.
Psiu... Não digas nada. Não precisas de sussurrar palavras lindas ao meu ouvido. Não precisas de encher-me de esperanças vãs porque ambos sabemos que de nada servirá. Conforta-me com o teu olhar paradoxalmente paterno e oferece-me os teus sentidos auditivos e toda a tua atenção. Afaga-me, mas não me deixes adormecer porque no sono embalar-me-ia eternamente e, com isso, perder-se-ia algo de muito valioso. Escuta com atenção porque a frágil linha que passará a guiar o teu destino terá pouco significado se não passares a ser detentor de certas informações. Escuta com atenção porque essas informações vão fortalecer e conduzir os teus dias.
É um esforço que vale a pena, Raquel. Javier precisa perceber alguma coisa, no meio de tanto alvoroço. Ele olha para ti perdido, mas prossegue porque, embora pouca, alguma coisa será assimilada. É a única forma de suavizar tamanha injustiça. Raquel, tu representas a última oportunidade de ele ouvir um protagonista. Vá, avança. É a história e a identidade do teu irmão. Pouco importa o que farás com tudo o que irás ouvir, o importante é que estas informações são tuas por direito. Aos nossos avós foram contados os capítulos mais remotos, mas, como não podia deixar de ser, o tempo encarregou-se de enriquecer o seu conteúdo. Hoje é tudo muito mais dramático. É uma cadeia! Cada um de nós é obrigado a memorizar, de forma meticulosa, cada pedra, cada pedaço de solo que suportaram os nossos passos. Terão de pisar, religiosamente, os mesmos terrenos, de modo a garantir a nossa sobrevivência, dar continuidade à história e assegurar a nossa presença, a presença dos seguidores da lei mosaica, nos tempos vindouros.
Tens toda a razão, Raquel. A diferença é grande em relação ao momento e à forma como os teus pais fizeram a passagem do património histórico. Foi numa gruta, talvez um pouco ansiosos, mas plenos de lucidez e, além disso, estavam reunidas todas as condições para que nenhum detalhe escapasse, nem nas memórias do narrador, nem nas insaciáveis curiosidades, angústias e perplexidades do ouvinte. Naquela altura, Javier, dormias. A sonhar com os anjos, se calhar. Eras incapaz de perceber a corrente. Mesmo agora, com apenas seis anos, não se pode esperar muito, mas o desabar dos acontecimentos não deixa alternativas». In Orlando Piedade, Os Meninos Judeus Desterrados, De Portugal para S. Tomé e Príncipe por ordem d’el-rei João II em 1493, Edições Colibri, 2014, ISBN 978-989-689-450-4.

Cortesia de Colibri/JDACT