quinta-feira, 18 de junho de 2015

O Vaticano contra Cristo. Religiões. Tradução de José A. Neto. I Millenari. «A cada um dos bispos demissionários cujo número é quase igual ao número dos que estão no exercício de funções dada a esperança de vida dos velhos, fica bem rezar; fica comigo, Senhor; faz-se tarde e os meus dias estão no fim»

jdact

Os Pilares da Igreja
«(…) Durante quase um decénio comentava-se nos círculos curiais o relatório de um médico assistente respeitante a um eminentíssimo paciente de quem cuidava há anos. O cardeal-paciente era chefe de um importante dicastério da cúria, um concentrado de secções de fabrico de tudo o que os outros departamentos curiais produzem para o rito latino. Quando chegou, atónito e desorientado, comparou-se com o cavalo que dorme em pé: com o véu de Moisés sobre o rosto, as ideias e os problemas jurídicos mais complexos passavam-lhe ao lado, mas apercebia-se pouco a pouco de que havia qualquer coisa que não entendia. Resolveu viajar, mas sem direcção precisa, vagueando no aeroporto durante o dia inteiro, enquanto a polícia não avisou o Vaticano para o ir buscar... O purpurado, confuso, socorria-se permanentemente do seu dedicado médico assistente, chamando-o a casa e queixando-se: doutor, desde há bastante tempo, sinto que tenho qualquer coisa na cabeça; não consigo explicar-me mas sinto qualquer coisa cá dentro. E o atencioso médico respondia para lhe dar segurança: eminência, esteja tranquilo, já lhe disse tantas vezes, não se preocupe, não se aflija ainda mais, esteja sereno; vossa eminência não tem absolutamente nada na cabeça! Assim se convenceu o purpurado durante algum tempo, que de facto não havia nada de anormal na sua cabeça.
Primeira oração inútil: Senhor, longe de Ti permitir que quantos Te rezam directamente para obter justiça comutativa não sejam atendidos e fiquem desiludidos; longe de Ti satisfazer quantos se esforçam por conformar-se Contigo perante as suas ambições de sucesso através de subterfúgios e vigarices. Ámen.
Segunda oração inútil: Pai misericordioso, para a Tua Igreja vale mais uma gora de paz do que cem libras de discutíveis virtudes: faz com que sejam inofensivos os prelados polacos aos quais confiaste tanto poder na cúria, a fim de que, sob o Teu controlo, aprendam a não nos meter medo. Ámen.
Terceira oração inútil: Senhor, agradeço-Te por me teres retirado, desta vez, a faculdade de agir às escondidas!, dizia o recém-cardeal, muito comovido e reconhecido depois de receber o manto da investidura.
Quarta oração inútil: Oh! Deus que quiseste agregar S. Matias ao colégio apostólico, concede-me, a mim que por sorte recebi a eficaz amizade do meu cardeal protector, ser contado, por sua intercessão, entre os eleitos da cúria. Ámen.

A cada um dos bispos demissionários cujo número é quase igual ao número dos que estão no exercício de funções dada a esperança de vida dos velhos, fica bem rezar; fica comigo, Senhor; faz-se tarde e os meus dias estão no fim. O crepúsculo ensombra o meu pó. Do lado de cá estou só; do lado de lá é a luz. Aguardo quem me dê uma passagem! Solilóquio do reformado na estação terminal: A minha é a estrada de Emaús, faz-se tarde. Atrás de mim, admoesta-me a sombra do sol rasante alongada juntamente com a minha. Senhor, já é tarde! Assalariado da décima primeira hora, já não sou útil na Tua vinha: está tudo escuro em toda a volta e por dentro. Adeus, Senhor, até à outra margem! A irmã que superintendia na casa de um poderoso purpurado, exaltada por uma forte devoção mariana, reza muitas vezes assim: Minha Senhorinha, disse-te tantas vezes: não escolhas os pequenos e os ignorantes quando deves aparecer aos homens para anunciar a tua mensagem. Se continuas assim, serás sempre contestada como em Fátima e em Medjugorie. Experimenta, pelo contrário, revelar-te alguma vez a um importante prelado da Igreja, por exemplo, a um cardeal! Ele, através da televisão do Vaticano faria saber a todo o mundo a mensagem que tu quisesses confiar. O que Jesus diria ao ouvido, ele o proclamaria imediatamente sobre os tectos, retransmitido na televisão pelas mais poderosas antenas. Ninguém se permitiria duvidar da sobrenaturalidade de tão infalível aparição. Ámen e assim seja!
Todos os colegas de repartição se riam da oração de um que a sabia toda: senhor, não me humilhes obrigando-me a ter saudades do tempo em que se esteve pior! Na verdade, acontece que mudam de opinião sobre o superior anterior face ao sucessor, em especial se este, na sua desenfreada ambição de déspota sem escrúpulos e com o seu poder ilimitado, comete verdadeiros e óbvios crimes por abuso no exercício das funções. A sua autorizada majestade usa da liberdade que julga rer o direito de atribuir-se». In I Millenari, Via col vento in Vaticano, Kaos Edizioni, 1999, O Vaticano contra Cristo, tradução de José A. Neto, Religiões, Casa das Letras, 2005, ISBN 972-46-1170-1.

Cortesia Casa das Letras/JDACT