sábado, 8 de novembro de 2014

Viagem de Pedro de Sintra. Luís Cadamosto. «Contou-me pois, primeiro, que tinham abordado naquelas ilhas grandes habitadas, de que fizemos menção e que em uma delas tinham desembarcado e falado com os seus negros, mas que não puderam ser entendidos…»

PedrodeSintra
Cortesia de wikipedia

Do rio de Bessegue, de um lugar a que puseram o nome de Cabo da Verga e da qualidade desta costa
«O que eu tenho referido, é o que eu vi e ouvi no tempo que andei por estas partes, mas após mim goram outros e principalmente duas caravelas armadas, que el-rei de Portugal mandou depois da morte do senhor infante Henrique (sucedida em 13 de Novembro de 1460; a viagem de Pedro de Sintra ocorreu entre esta data e a do regresso de Cadamosto à Itália, em 1 de Fevereiro de 1463), cujo capitão era Pedro de Sintra, escudeiro do dito senhor, ao qual deu em regimento correr mais adiante por aquela costa dos negros, e descobrir países novos. Com este capitão foi um moço português, meu amigo, que já tinha navegado comigo por escrivão em aquelas paragens; e, na volta das caravelas, achando-me eu em Lagos, chegou o dito capitão e o meu amigo veio 1er a minha casa e me deu notícia, ponto por ponto, de todo o país que tinham descoberto, dos nomes que lhe haviam posto e das estações como estavam todas por sua ordem, as quais jazem principiando pelo rio Grande, aonde nós ambos tínhamos estado, pelo modo que abaixo se dirá.
Contou-me pois, primeiro, que tinham abordado naquelas ilhas grandes habitadas, de que fizemos menção e que em uma delas tinham desembarcado e falado com os seus negros, mas que não puderam ser entendidos, e que andaram algum tanto pela terra dentro, até às suas habitações, que eram choupanas de palha pobríssimas, em algumas das quais acharam estátuas de ídolos de madeira; pelo que deles puderam compreender, estes negros são idólatras e adoram aquelas estátuas, e, não podendo ter nem entender outra coisa deles, seguiram a sua viagem pela costa mais avante, e, tanto caminharam, que chegaram à boca de um grande rio largo, segundo a sua estimativa obra de três ou quatro milhas, e arbitraram desde a foz do rio Grande até à embocadura de estoutro, coisa de quarenta milhas de costa, e, disse-me, que este se chamava o rio de Bessegue, derivando-se do nome de um senhor que habita na embocadura dele.
Depois de partidos, continuando a navegar pela costa, chegaram a um cabo a que puseram o nome de Cabo da Verga e toda a costa desde o dito rio até este cabo é montuosa, porém não muito alta, e orçaram, pouco mais ou menos, desde o rio de Bessegue até o Cabo da Verga, cento e quarenta milhas; as montanhas estão cheias de árvores mui formosas, grandes e altas, as quais verdejam muito ao longe e oferecem uma belíssima perspectiva». In Luís de Cadamosto, Viagens, Biblioteca das Grandes Viagens, Portugália Editora, Lisboa, tradução de Sebastião Mendo Trigoso (1773-1821).

Cortesia de Portugália/JDACT