sexta-feira, 22 de agosto de 2014

A Serra da Arrábida na Poesia Portuguesa. António Vilhena e Daniel Pires. «Amansam as ondas, quebra o vento a ira; minha tormenta triste não sossega; arde o peito em vão, em vão suspira. Ao romper de alva anda a névoa cega sobre os ‘montes da Arrábida’ viçosos, enquanto a eles a luz do Sol não chega»

jdact

Écloga VIII
«Arde por Galateia, branca e loura,
sereno, pescador pobre, forçado
düa estrela cruel que à míngua moura.
Os outros pescadores têm lançado
no Tejo as redes; ele só fazia
este queixume ao vento descuidado.

 - Quando virá, formosa Ninfa, o dia
em que te possa dar a conta estreita
desta doudice triste e vã porfia?
Não vês que me foge a alma e que me enjeita,
buscando num só riso da tua boca,
nos teus olhos azuis, mansa colheita?
Se a esse espírito algüa mágoa toca,
se de Amor fica nele üa pegada,
que te vai, Galateia, nesta troca?
Dar-te-ei minha alma; lá ma tens roubada;
não ta demandarei; dá-me por ela
üa só volta de olhos descuidada.

Se muito te parece e minha estrela
não consentir ventura tão ditosa,
dou-te as asas do Amor perdidas nela.
Que mais te posso dar, Ninfa formosa,
inda que o mar de aljôfar me cobrira
toda esta praia leda, e graciosa?
Amansam as ondas, quebra o vento a ira;
minha tormenta triste não sossega;
arde o peito em vão, em vão suspira.
Ao romper de alva anda a névoa cega
sobre os montes da Arrábida viçosos,
enquanto a eles a luz do Sol não chega.
Eu vejo aparecer outros formosos
raios, que a graça e cor ao céu roubaram;
ficam meus olhos cegos mais saudosos.
Quantas vezes as ondas se encresparem
com meus suspiros! Quantas com meu pranto
se pararam com mágoa e me escutaram!
Se, na força da dor, a voz levanto,
e ao som do remo, que água vai ferindo,
por alta Lua meu cuidado canto,
os maviosos delfins me estão ouvindo;
a noite sossegada; o mar calado.
Só, Galateia, foges e vás rindo.
Estranhas, porventura o mar cercado
da fraca rede, abarca ao vento solta.

E um pobre pescador aqui lançado?
Antes que dê no céu o Sol üa volta,
Se pode melhorar minha ventura,
como acontece aos outros, na água envolta.
Igual preço não é da formosura
areia de ouro que o rico Tejo espraia,
mas um amor que para sempre dura.
Vejam teus olhos, bela Ninfa, a praia;
verás teu nome na mimosa areia.
Nunca sobre ele o mar com fúria saia!
Vento ou ar até agora a não salteia.
Três dias há que escrito aqui o deixou
amor, guardando-o a toda a força alheia.
Ele com suas mãos mesmo ajudou
a escolher estas conchas, afirmando
que o Sol para ti só as matizou.
Um ramo te colhi de coral brando;
Antes que o ar lhe desse, parecia
o que de tua boca estou cuidando.
Ditoso se o soubesse inda algum dia!»
In Lírica, edição de ‘Hernâni Cidade’

In António Mateus Vilhena, Daniel Pires, A Serra da Arrábida na Poesia Portuguesa, Centro de Estudos Bocageanos, 2014, ISBN 978-989-8361-16-5.

Cortesia de CEBocageanos/JDACT