quarta-feira, 14 de maio de 2014

A Noite Abre Meus Olhos. Tolentino Mendonça. «Diz-me se toda a imagem é engano ou filha enjeitada do fogo. Diz-me se é certo que o tempo é um único olhar prolongado nos dias»

jdact

Os Dias Contados. A infância de Herberto Helder
«No princípio era a ilha
embora se diga
o Espírito de Deus
abraçava as águas.

Nesse tempo
estendia-me na terra
para olhar as estrelas
e não pensava
que esses corpos de fogo
pudessem ser perigosos.

Nesse tempo
marcava a latitude das estrelas
ordenando berlindes
sobre a erva.

Não sabia que todo o poema
é um tumulto
que pode abalar
a ordem do universo agora
acredito.

Eu era quase um anjo
e escrevia relatórios
precisos
acerca do silêncio.

Nesse tempo
ainda era possível
encontrar Deus
pelos baldios.

Isto foi antes
de aprender a álgebra.
Poema de José Tolentino Mendonça, in ‘A Noite Abre Meus Olhos

JDACT