sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Nelson Mandela. África do Sul. Sinónimo de igualdade, liberdade e revolução. Mas é também sinónimo de música, onde muitos artistas foram beber inspiração para compor alguns temas que ficarão para sempre na história, ligados ao antigo Presidente da África do Sul. «O que isto é, viver! Abrir os olhos, ver, e ser o nevoeiro que se vê! Nevoeiro ao nascer, nevoeiro ao morrer, e um destino na mão que se não lê...»

Cortesia de publico e jdact


«Na taça que eu lavrei quero que bebas
o segredo profundo dos meus dias;
e, dona do que é meu, de mim recebas
toda a riqueza que não conhecias.
A taça é branca como um véu sem cor,
e o segredo nimbado de vazio;
quero que a veja pois o teu amor,
e bebas só dum trago o luar frio.
Quero, depois, que quebres o cristal
de encontro à fraga dura da lembrança
do Poeta que fui ao natural
junto de ti a trabalhar na herança».

«Meu coração quebrou.
Era um cedro perfeito;
mas o vento da vida levantou,
e aquele prumo do céu caiu direito.
Nos bons tempos felizes
em que ele batia, erguido,
desde a rama às raízes
era seiva e sentido.
Agora jaz no chão.
Palpita ainda, e tem
vida de coração...
Mas não ama ninguém».



JDACT