sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Tertúlia da Poesia. Mia Couto. «Entre o desejo de ser e o receio de parecer o tormento da hora cindida. Na desordem do sangue a aventura de sermos nós restitui-nos ao ser que fazemos de conta que somos»

jdact

Tempo de outro tempo
Não me ocupara ainda de ser
e já a vida
decidira da minha posse
potros de sangue
sulcaram-me a sina
e o tempo não se desperdiçou
nas pequenas fracções de mim
nem sob os meus passos
se deteve outono algum.

O mundo abrira o seu peito
os homens estreitaram-se
e segredaram-me
na cabeceira deste tempo
e à poesia pediram
que lhe fosse grata
que se mantivesse pura
e em privado se prostituísse
mas a palavra não se deteve
nem se calculou
na aritmética da conveniência.

Era já tempo
de um outro tempo
e a poesia
convocava os seus soldados
e nos fuzis da imaginação
se abriram as baionetas da verdade.

Assim
saí de mim
e me esperei
para nunca mais chegar
porque me deixei
com raízes em tudo quanto esteve perto
e perto estiveram
os homens sem nome
e os nomes esquecidos dos homens
e perto esteve a distância
da festa das vozes
de encontro ao seu canto.

E mesmo quando a solidão
me condecorou
com a medalha da ausência
as palavras que traduzira
no idioma da vida
fizeram-me nascer da multidão de mim.

Ânsia
Não me deixem tranquilo
não me guardem sossego
eu quero a ânsia da onda
o eterno rebentar da espuma

As horas são-me escassas:
dai-me o tempo
ainda que o não mereça
que eu quero
ter outra vez
idades que nunca tive
para ser sempre
eu e a vida
nesta dança desencontrada
como se de corpos
tivéssemos trocado
para morrer vivendo.

Poemas de Mia Couto, in ‘Poesia
(Nov 1981 e SET 1982)

JDACT