domingo, 21 de julho de 2013

Há dias assim... Música. Robert Schumann. «O que há de mais belo na nossa vida é o sentimento do mistério. É este o sentimento fundamental que se detém junto ao berço da verdadeira arte e da ciência. Quem nunca o experimentou nem sabe já admirar-se ou espantar-se. Pode considerar-se como morto, sem luz, totalmente cego!»

Cortesia de wikipedia


O meu sentimento é cinza
da minha imaginação,
e eu deixo cair a cinza
no cinzeiro da Razão.

Já estou tranquilo. Já não espero nada.
Já sobre meu vazio coração
desceu a inconsciência abençoada
de nem querer uma ilusão.

Desce a névoa da montanha,
desce ou nasce ou não sei quê…
Minha alma é a tudo estranha,
quando vê, vê que não vê.
Mais vale a névoa que a vida…
Desce, ou sobe: enfim, existe.
E eu não sei em que consiste
ter a emoção por vivida,
e, sem querer, estou triste.

Poema de Fernando Pessoa, in ‘Novas Poesias Inéditas


JDACT