quinta-feira, 20 de junho de 2013

Poesia. Belo. Teixeira de Pascoaes. «Sim, o que fui de suposto a mim-mesmo, o que fui de coração e parentesco. O que fui de serões de meia-província, o que fui de amarem-me e eu ser menino, o que fui, o que só hoje sei que fui... A que distância!»

Cortesia de wikipedia

BELO
[…]
«Belo olhava a abóbada infinita,
co'o desespero, a ânsia, a agonia,
de triste náufrago que a terra fita!

Julgava-se infeliz... E, dia a dia,
o brilho que seus olhos esmaltava,
qual fumo ao vento , para o céu fugia...

Com o seu canto azul apascentava
um rebanho de sonhos vaporosos
que o seu meigo olhar acalentava.

Que lindos cantos! Seus lábios sequiosos
já não tinham o viço do medronho...
Sua cor fugia em tons harmoniosos...

Desde o tempo da vida que é risonho,
percorre a solidão e os verdes prados,
como um pastor d'estrelas e de sonho.

Tinha a idade dos jovens namorados,
que adornam dos seus lábios a frescura
com pérolas dos lírios orvalhados.

Sua loira cabeleira lisa e pura,
mm niágaras cai de sol doirado,
nos seus ombros, qual luz em sombra escura.

Usa túnica já, de pano usado…
E ajuda-o a saltar esses valados
o vigoroso pau do seu cajado.

Com a face e os olhos marejados
de doces lágrimas que ao sol do amor
parecem astros de brilhar cansados.

Belo percorria, guiado pela Dor,
o negro mundo que aos pés calcava,
e onde escarrava todo o seu rancor!...

Ninguém o compreendia nem amava...
E quem no amasse apenas um só dia,
eis o que ele no mundo procurava...

A saudade o alegrava e entristecia...
É que ela faz a dor e o prazer,
como a mesma luz faz a noite e o dia...

Quando com nojo olhava o seu sofrer,
do lindo sonho alumiava a imagem
com aluz baça dum suspiro a arder...

Nesta tempestuosa e longa viagem,
Belo viu o monte onde a soidão pranteia,
como quem vê no céu uma miragem!...

Com o auxílio da luz da lua cheia,
subiu depressa a encosta ao seu clarão,
como atraído por canto de sereia.

Deste modo alcançou a solidão
onde nós o encontramos a cantar,
Co'o seu olhar, aluz duma canção.
[…]

2ª parte do Poema Belo de Teixeira de Pascoaes, in ‘Belo, À Minha Alma, Sempre, Terra Proibida’

JDACT