quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A Arte Manuelina na Arquitectura de Alvito. Impressões e Apontamentos. Luiz de Pina Manique. «… descreveu o castelo de Alvito como a mais notável de todas as construções do género, tanto pela grandeza e aspecto guerreiro do edifício, como pelo seu excelente estado de conservação…»


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«Merece, porém, que se lhe consagrem uns momentos de atenção pelo cunho característico da sua arquitectura, embora sumária e muito sóbria, mas cuja forma decorativa reveste um aspecto especial nesta vila afastada e tão pequena. Carvalho Costa, na sua Corografia Portuguesa, limítou-se a dizer que tinha um castelo com seu palácio em que assistiam os condes e era povoação de dois mil vizinhos com nobreza. Passados anos, em 1747, informou o padre Cardoso que o castelo tinha cinco torres sobre as quais se estribava o palácio do barão-conde e que a torre a que chamão de Omenagem não está acabada, é de bastante altura e toda feita de pedra de cantaria.
Nas memórias paroquiais de 1758, fr. Ambrósio Brochado, da Ordem da Trindade e reitor da paroquial de Alvito, relatou sem mais considerações que a vila era cabeça das terras da baronia por estar nelas o castelo e palácio do barão conde, onde poisava quando a elas vinha, mas que não era praça de armas nem padeceu ruína alguma no terremoto de 1755.
Numa notícia publicada em 1866 no Arquivo Pittoresco, ilustrada com uma bela gravura de João Pedroso, descreveu Vilhena Barbosa o castelo de Alvito como a mais notável de todas as construções do género, tanto pela grandeza e aspecto guerreiro do edifício, como pelo seu excelente estado de conservação, sem embargo de estarem pesando sobre as suas abóbadas mais de quatro séculos; nada anotou, porém, quanto à arquitectura da vila, como também anteriormente o não tinha feito em Villas e Cidades, ao falar desta antiga povoação.
Pinho Leal, no Portugal Antigo e Moderno, servindo-se certamente do que disse o padre Cardoso, citou só o castelo ou palácio acastelado de Alvito, com as suas cinco torres, das quais uma, a de menagem, de cantaria e não acabada, como a fortaleza mais robusta e bem conservada de Portugal. Por seu turno, publicou Gerardo Pery, em 1885, a monografia do concelho, encarando o seu aspecto estatístico e agrícola, pouco se referindo por consequência à vila e ao castelo.

NOTA: Gerardo Augusto Pery, não obstante, juntou várias notas e documentos de grande interesse para a sua história, mormente no que respeita às relações entre os senhores da vila e os trinitários, a propósito da jurisdição da ermida ou igreja do Espírito Santo, por aqueles instituída no castelo; porém quanto à sua arquitectura nada relatou.

Logo depois, na consagrada obra sobre a arquitectura do Renascimento em Portugal, onde inseriu interessantíssimos desenhos seus e esboços dos monumentos que visitou, referiu-se muito rapidamente Albrecht Haupt ao castelo de Alvito por não ter podido estudá-lo em pormenor. Considerava-o como uma das mais notáveis construções da época, com as suas quatro torres redondas nos ângulos do quadrilátero que envolve o grande pátio, também quadrangular, coroado de ameias e circundado de abóbadas e arcarias». In Luiz de Pina Manique, A Arte Manuelina na Arquitectura de Alvito, Impressões e Apontamentos, Associação dos Arqueólogos Portugueses, Edição subsidiada pelo Instituto para a Alta Cultura, Lisboa, oficinas gráficas de Bertrand, Irmãos, 1949.

Cortesia de AAPortugueses/JDACT