domingo, 15 de abril de 2012

A Bela Poesia. Almeida Garrett. «Quem díz à planta 'Florece!' E ao mudo verme que tece sua mortalha de seda os fios quem lhos enreda?»

Cortesia de wikipedia

Destino

Quem disse à estrela o caminho
que ela há-de seguir no céu?
A fabricar o seu ninho
como é que a ave aprendeu?
Quem díz à planta «Florece!»
E ao mudo verme que tece
sua mortalha de seda
os fios quem lhos enreda?

Ensinou alguém à abelha
que no prado anda a zumbir
se à flor branca ou à vermelha
o seu mel há-de ir pedir?
Que eras tu meu ser, querida,
teus olhos a minha vida,
teu amor todo o meu bem...
Ai!, não mo disse ninguém.

Como a abelha corre ao prado,
como no céu gira a estrela,
como a todo o ente o seu fado
por instinto se revela,
Eu no teu seio divino
vim cumprir o meu destino...
Vim, que em ti só sei viver,
só por ti posso morrer.

Poema de Almeida Garrett, in 'Folhas Caídas'
 
JDACT