terça-feira, 13 de março de 2012

Poesia. Campo de Flores. Cançonetas. João de Deus. «Os ventos que empolam a face do mar, e as ondas que rolam na praia, consolam tamanho pesar?»


jdact

Cançonetas
Amor
Não vês como eu sigo
teus passos, não vês?
O cão do mendigo
não é mais amigo
do dono talvez!

Ao pé de uma fonte
no fundo de um vale,
no alto de um monte
do vasto horizonte,
sem ti estou mal!

Sem ti, olho e canso
de olhar, e que vi?
os olhos que lanço,
acharem descanso,
só acham em ti!

Os ventos que empolam
a face do mar,
e as ondas que rolam
na praia, consolam
tamanho pesar?

As formas estranhas
de nuvens que vão
roçando as montanhas
em ondas tamanhas
distraem-me? Não!

A pomba que abraça
no ar o seu par,
e a nuvem que passa,
não tem essa graça
que tens a andar!
[...]

Não sei que luz vaga,
mas íntima luz,
que nunca se apaga,
me inunda, me alaga,
Se os olhos lhe puz!

Eu amo-te, e sigo
teus passos, bem vês!
O cão do mendigo
não é mais amigo
do dono talvez!

Poema de João de Deus, in 'Campo de Flores', Poesias Líricas

JDACT