quinta-feira, 29 de março de 2012

Humano Demasiado Humano. F. Nietzsche. Um livro para os Espíritos Livres. «… do homem dos últimos quatro milénios como de um homem “eterno”, com o qual todas as coisas do mundo têm, desde o início, uma relação natural. Mas tudo evoluiu; não há “factos eternos” tal como não há verdades absolutas. Eis porque a “filosofia histórica” é doravante uma necessidade e, como ela, a virtude da modéstia»


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As Coisas Primeiras e Últimas
Química das Ideias e dos Sentimentos
«Os problemas filosóficos retomam hoje, em quase todos os aspectos, a mesma forma de há dois mil anos: como pode uma coisa nascer da sua contrária, por exemplo, o racional do irracional, o sensível do morto, a lógica do ilogismo, a contemplação desinteressada do desejo cúpido, o altruísmo do egoísmo, a verdade dos erros? Até aqui, a filosofia metafísica lá ia conseguindo transpor esta dificuldade, negando que um nascesse do outro e admitindo, para as coisas de um valor elevado, uma origem miraculosa no núcleo e na essência da ‘coisa em si’. A filosofia histórica, que já não podemos conceber separada da ciência natural, o mais recente de todos os métodos filosóficos, descobriu nos casos particulares (e provavelmente será essa a sua conclusão em relação a todos) que não existem contrários, excepto no exagero habitual da concepção popular ou metafísica e que na base desta oposição se encontra um erro da razão: conforme explica, não há, em sentido estrito, nem uma conduta não egoísta, nem uma contemplação inteiramente desinteressada; não passam ambas de sublimações, nas quais o elemento fundamental surge quase volatilizado apenas revelando a sua presença à mais apurada das observações. Tudo aquilo de que temos necessidade e que, pela primeira vez na história, nos pode ser dado graças ao nível actual das ciências particulares, é uma “química” das representações e dos sentimentos morais, religiosos e estéticos, bem como de todas as emoções que experimentamos nas grandes e pequenas relações da civilização e da sociedade, e mesmo no isolamento: mas que sucederá se esta química chegar à conclusão de que, também neste domínio, as cores mais magníficas são obtidas a partir de matérias vis desprezadas mesmo? Haverá muita gente capaz de continuar voluntariamente tais pesquisas? A humanidade prefere escorraçar do pensamento os problemas da origem e do início: não será pois necessário atingir uma quase desumanização para sentir em si a inclinação oposta?



Pecado Original dos Filósofos
Todos os filósofos têm, no seu activo, uma pecha comum: partem do homem actual e, analisando-o, pensam chegar ao fim da tarefa que lhes incumbe. Involuntariamente, vêem ‘o homem’ como uma “aeterna veritas”, como um elemento fixo em todos os remoinhos, como uma segura medida das coisas.
Mas tudo o que o filósofo enuncia sobre o homem mais não é, no fundo, que um testemunho sobre o homem a partir de um tempo muitíssimo restrito. A ausência de sentido histórico é o pecado original de todos os filósofos; alguns chegam mesmo inadvertidamente a encarar a forma mais recente do homem tal como esta se produziu sob a influência de religiões determinadas, ou mesmo de acontecimentos políticos determinados, como a forma fixa da qual se deve partir. E não querem aceitar que o homem, e também a faculdade de conhecer, são o resultado de uma evolução; alguns de entre eles derivam inclusivamente o mundo inteiro dessa mesma faculdade de conhecer. Ora, tudo o que é “essencial” na evolução humana se passou nos tempos mais recuados, muito antes dos quatro mil anos que, melhor ou pior, conhecemos; e é possível que durante estes o homem não se tenha modificado muito.

Sucede ainda que o filósofo vê ‘instintos’ no homem actual e admite que tais instintos fazem parte dos dados imutáveis da humanidade, podendo consequentemente proporcionar uma chave para a compreensão do mundo em geral; a ‘teleologia’ baseia-se, na totalidade, no facto de se falar do homem dos últimos quatro milénios como de um homem “eterno”, com o qual todas as coisas do mundo têm, desde o início, uma relação natural.
 Mas tudo evoluiu; não há “factos eternos” tal como não há verdades absolutas. Eis porque a “filosofia histórica” é doravante uma necessidade e, como ela, a virtude da modéstia». In F. Nietzsche, Humano Demasiado Humano, colecção Síntese, Editorial Presença, Tipografia Nunes, Porto, 1973.

Cortesia Editorial Presença/JDACT