quarta-feira, 22 de junho de 2011

Christiane Águas. Aprender a Ser: «A equipa consciência e mental, que está em mim, funciona unida, de acordo, em harmonia, serenidade e eficácia. Passo a passo, descubro a minha criatividade e atrevo-me a expressá-la na realização da minha expansão profissional»

Cortesia de monografias

É primordial, actualmente, não se deixar levar pela agitação e pela agressividade que paira à nossa volta e envolvermo-nos emocionalmente em assuntos alheios, sejam eles individuais ou sociais, achando-os tristes e/ou injustos. Este envolvimento pode ser expresso com revolta, o que destrói o frágil equilíbrio destas vozes interiores que constroem as nossas atitudes mentais, estrutura dos nossos comportamentos próprios. São elas: a voz da consciência ou mente.) e a voz do mental ou racional. Para dosear o equilíbrio interior, que irá reflectir-se sobre o exterior, é necessário identificar cada uma delas e uni-las em diálogo harmonioso.
A equipa consciência/mental, que está em mim, funciona unida, de acordo, em harmonia, serenidade e eficácia.

Cortesia de  anoxpaulox

Não existem momentos de azar, momentos monótonos, de espera ou de perda de energia: são fases de maior desmotivação, que trazem o desânimo. Quando esses momentos surgem, a única coisa a fazer é transformá-los, inverter a nossa óptica sobre os acontecimentos e confiar na criatividade.
Utilizá-la pode simplesmente significar inventar uma nova receita culinária, um arranjo original de flores, uma conversa diferente com o vizinho do lado, mas também pode proporcionar o empreendimento de actividades sociais de carácter benemérito ou de negócios individuais rendosos.
A criatividade é um estímulo que precisa de ser utilizado para a própria expansão. É uma qualidade que existe em cada ser humano e tem a ver com a motivação em participar na vida e sentir-se útil.
É ao começar a introduzir a criatividade nas pequenas coisas da vida que se activa esta função, que se cria o estímulo do mecanismo natural que permite entender até que ponto se pode ir.
Passo a passo, descubro a minha criatividade e atrevo-me a expressá-la na realização da minha expansão profissional». In Christiane Águas, Aprender a Ser, Oficina do Livro 2003, ISBN 972-8579-75-6.

Cortesia de Oficina do Livro/JDACT