sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

«Arrais» Vicente Francisco: Cantos do Tejo. «Águas correntes, águas já passadas da boa viagem todos querem parte, nem que seja ao rebolão ou que seja por má arte»

Cortesia de cantosdotejo 

Poesia em Verso
Saudades dos tempos vividos
Que já passaram, já lá vão
Com amores bem sentidos
Gravados no coração

Águas correntes, águas já passadas
Da boa viagem todos querem parte
Nem que seja ao rebolão
Ou que seja por má arte

Já tíve, agora não tenho
Por muitas era estimado
Acabou-se a minha mocidade
Já vou sendo desprezado

Dirão-me um dia a despedida
Meus amigos afastar
Já eu não podia acompanhar
A boa amizade me obriga
Mas eu a todos desejo a vida
Com meu coração já cansado

Mas enquanto eu andar podia
Por todos era estimado
O meu amigo mais antigo
A vida dele acabou

Eu depois dele nascido
Dia e noite, no mundo estou
Vivendo, sofrendo e aprendendo
Comendo o pão de cada dia

Mas enquanto habalhar podia
Nunca ninguém me ralhou
Se muito tens, muito vales
Se nada tens, nada vales

O melhor vinho e o amigo
É sempre, sempre o mais antigo
Chegando a hora, vaza a maré
Fica a praia descoberta
Acaba a mocidade, vem a velhice
Não há palavra mais certa
«Arrais» Vicente Francisco

Cortesia de Arrais Vicente