quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Francisco Adolfo Coelho: Uma das figuras decisivas na constituição e desenvolvimento inicial da etnografia e da antropologia em Portugal, a par de Teófilo Braga e de Leite de Vasconcelos

(1847-1919)
Coimbra
Cortesia de grandesescritoresportugueses

Francisco Adolfo Coelho, filósofo, escritor, pedagogo. Sendo um autodidacta, foi uma das figuras mais importantes da intelectualidade portuguesa dos finais do século XIX.

Ao longo da sua vida realizou notáveis trabalhos em pedagogia, linguística, etnologia e antropologia. Foi professor no Curso Superior de Letras, onde ensinou Filologia Românica Comparada e Filologia Portuguesa e assistiu à sua transformação em Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Cortesia de livro-antigo
Proferiu nas célebres Conferências do Casino, organizadas por Antero de Quental e Jaime Batalha Reis, a conferência «A Questão do Ensino», 1871.

As suas concepções pedagógicas assentavam na convicção que através da educação seria possível regenerar o país. Combateu a submissão do ensino às ideias religiosas. Organizou um importante Museu Pedagógico na Antiga Escola do Magistério Primário de Lisboa.

Cortesia de idd004q0eresmas
«Foi um autodidacta, apesar de aos quinze anos (1862-1864) ter frequentado a Universidade de Coimbra. A má impressão que lhe ficou do ensino aí ministrado mais lhe estimulou a vontade de prosseguir os estudos por conta própria e terá sugerido logo um dos tópicos das suas teses pedagógicas - a vacuidade do ensino universitário "de ornato" e a necessidade de professores investigativos e pedagogia heurística. Se é que não foi a experiência, já em Lisboa, como aluno do Curso Superior de Letras, em que esteve matriculado pelo menos no ano lectivo de 65/66 - e Inocêncio assevera que viu uma matrícula de Adolfo Coelho em 68/69. (Não deixa de ser curioso que o mais alegadamente autodidacta dos filólogos portugueses tenha sido dos poucos a frequentar alguma das duas instituições de ensino superior de letras e nem sei se o único a frequentá-las ambas...). Uns anos depois (1878), tornar-se-ia professor do mesmo Curso Superior de Letras, no seguimento de representação sobre a urgência de uma cadeira de Linguística Geral Indo-europeia e especial românica, assinada por ilustres intelectuais, em que logo se o aconselhava para o cargo». In História da Língua Portuguesa.

Cortesia de arquivohistorico

Obras sobre o ensino e pedagogia
  • A Questão do Ensino, Porto, 1872;
  • A Reforma do Curso Superior de Letras, 1880;
  • O trabalho manual da escola Primária, Lisboa, 1882;
  • Secção de ciências étnicas. Esboço de um Programa para o estudo antropológico, patológico e democrático do povo português. Lisboa. 1890;
  • Os Elementos tradicionais da educação, Porto, 1883;
  • Para a história da instrução popular, 1895;
  • O ensino histórico, filologico e filosófico em Portugal até 1858, Coimbra, 1900;
  • O Curso Superior de Letras e os Cursos de Habilitação para o Magistério Secundário, Lisboa,1908;
  • Alexandre Herculano e o Ensino Público,Lisboa, 1910;
  • Cultura e Analfabetismo, 1916.
Cortesia de wikipédia/História da Língua Portuguesa/JDACT